22 março 2007

O Começo de Uma Paixão!..

Foi aqui nesta cascata ribeirinha plantada neste rio que tudo começou. Foi há muitos anos que aprendi a ser o que sou hoje (com a educação que os meus pais me deram), foi nesta ruas que joguei ao pião e à piasca, ao berlinde, que organizávamos torneios de futebol (foi em nós que a Uefa se inspirou no modelo actual da Champions - só não havia os prémios monetários nem direitos de transmissaõ e imagem...)... E foi também neste ícone da cidade e também do País que aprendi a amar e a respeitar (passei por algumas situações de cheia e a ter que ir ao rio buscar por duas vezes dois aflitos) este Douro que nos fica na alma. E como não podia deixar de ser, após varias incursões por outros desportos, lá fui um dia ao "Fluvial" experimentar aqueles barcos que eu via todos os dias (algumas vezes bem de perto, quando atravessava no Verão o rio a nado com os amigos) para cima e para baixo (como não podia deixar de ser o meu pai lá disse mais uma vez... "pronto,... agora vai ser o remo, mas pronto, pode ser que fique por lá muito tempo.."
E não é que fiquei mesmo! Aquilo fica mesmo cá dentro (escolham o sítio, mas fica algures).
E lá começou um dia com o primeiro treino (que grande seca... tive que ir correr! Eu a pensar que ia para o rio...maçarico!), e no segundo enfiaram-me numa banheira com uns slider's e uns remos (mas a afinal quando vou molhar os pés?). Até que um dia o Aristides (o treinador) e o Tininho (o outro treinador),... sim, era novo mas já tinha dois treinadores!...; lá me mandaram para o rio (consegui acabá-lo sem tomar banho...ou seja...virar; a história do primeiro banho fica para outro dia) e aí começou a minha "Paixão" por esta modalidade.
Nunca me esqueço dos amigos que fiz, mesmo não os vendo há muitos anos. Nunca se esqueçe o frio que se rapou, as aulas a que se faltou para ir mais cedo treinar. Nunca se esqueçe o barulho da patilha na água, o nervoso na barriga (não, nunca me borrei, mas houve um uma vez numa prova de shell de oito Jun. na Régua que se lembrou de mijar, desculpem, mictar, no barco pois o juiz ja ia dar a largada.... lembras-te Zafa?) a alegria da vitória (ainda foram algumas, mas isso é o que menos interessa)
Meus amigos.... ainda vamos no começo, já estaís fartos de me aturar, e, a minha mulher já me mandou desligar a net por três vezes.
Continua em proximos capítulos....
Grande abraço para todos os remadores, e para os outros que por cá passarem.
Desculpem qq coisa..... Ricardo Pinto

Sem comentários: