Após alguns anos de afastamento (por motivos pessoais, profissionais e também geográficos) o "bichinho" continua a obrigar-me a acompanhar a "paixão".... no entanto a desilusão vai aumentando.
Não vejo ideias, só idiotas. Os atletas basicamente só treinam velocidade (qual a motivação para realizar fundo, se não existe uma conclusão desse periodo com um Nacional), e, como a preparação de resistência de fundo é quase nula verifica-se uma incostância nos picos de forma para as provas de velocidade e a falta nessas mesmas provas do trabalho que seria realizado em fundo. Vejo atletas, que com a sua experiência, conseguem manter um ritmo dentro com uma passagem mais rápida acompanhar ou mesmo ganhar a outros (que "treinam" quase o dobro) que com passagens lentas e apesar de cadências mais rápidas não conseguem fazer acelerações de ritmo... porque meus amigos as acelerações são feitas dentro e não fora de água (é feita para o final e não para o ataque).
E digo com mais experiência (os atletas) porque são atletas com 20 ou mais anos de remo e que têm outro tipo de back ground que os mais novos não têm, isto apesar de não treinarem como e o que deviam porque se calhar as suas vidas não o permitem.
Na diagonal posso referir os atletas do CDUP (já tinham idade para ter juizo), alguns do Náutico (reconheço alguns que competiram contra mim em juniores e seniores), o 2-Lg do Fluvial que fizeram a prova 5/6 abaixo dos outros mas mantinham ritmo dentro de água, alguns do Caminhense e do Sport e para concluir o CNIDH que com o Cerqueira a marcar o ritmo levou o 4 a bom porto fez o que podia no 8.
É necessário Kms de fundo no inicio da época, pòr o pessoal a fazer 20 kms com broa dentro de água e só depois passar para a fase da velocidade.
Que me perdoem, mas tirando alguns raras ..."raridades"... o que ainda vou vendo ser feito em condições é o que vai sendo feito pelos dinossauros..... isto já não falando na componente técnica (fica para outra altura).
Dá pena ver a figura que algumas tripulações fazem.....lembrem-se...os primeiros a desmotivar são os próprios atletas...por essa razão não está a existir renovação.