04 novembro 2010

World Rowing Championship-Lake Karapiro 2010

Depois da meritória passagem da dupla portuguesa em 2xML-, assistimos a algumas surpresas nesta edição do Mundial de Remo que se realiza no hemisfério sul, mais concretamente na região de Cambridge no Lago Karapiro na Nova Zelândia.
Primeiramente foi a superioridade do 2- da casa, composto por Eric Murray e Hamish Bond, sobre o também favorito 2- da GB com Peter Reid e Andy Hodge (campeões em Beijing em 4-).
O skiff mostrou igualmente que não há vitórias antecipadas, pois Mahe Drysdale teve que suar bastante para levar de vencida o até agora invicto Ondrej Synek da Rep. Checa; na outra semi-final assistimos a uma prova feita de trás para a frente do campeoníssimo norueguês Olaf Tufte, que teve que deixar o seu amigo sueco Lassi Karonen de fora da final, pois o britanico Alan Campbell-vencedor- e o esloveno Luka Spik (ex-companheiro de Iztok Cop)-terceiro- não alinharam em amizades.
Supreendente foi igualmente o não apuramento do famoso 4- LM da Dinamarca, que não podendo contar com a baixa de vulto do seu voga (Morten Jorgensen), não logrou melhor que o 4º lugar na meia-final.
No entanto para o fim estava reservado o maior "escândalo", onde numa repescagem, já de si muito rara, a tripulação de 8+ da super favorita Canadá, treinada pelo não menos famoso Mike Spracklen, não conseguiu lever de vencida a arqui-rival USA de Mike Teti e a surpresa caseira da NZ (que na eliminatória ja quase ia surpreendendo a favorita Alemanha). Posto isto, a composição para a prova de domingo será: Alemanha, GB (via eliminatórias) e USA, NZ, AUS e Holanda (que conta com o velhinho Diederik Simon de 39 anos à voga).

Para concluir lembro que para a final de Sábado, a dupla portuguesa irá largar na pista 6.

Site oficial:
http://www.wrch2010.com/